- A Justiça e a lei nas escrituras
- Duas coisas são essenciais para todos e uma complementa a outra ,entender adequadamente a Jesus da maneira adequada assim como nas escrituras ,outra e entender a lei do pais no nosso caso a lei que interessa e a lei do Brasil e que esta em vigor no presente momento os estatutos atuais.
- A lei e uma forma também de complemento as escrituras de Jesus Cristo ,e se baseiam também nas escrituras ,pois o objetivo e a Justiça a igualdade ,a dignidade ,liberdade ,o conhecimento ,desenvolvimento humano,da mesma maneira como Jesus Cristo ensinou a dois mil anos atras.
-
- De outra maneira se a forma da lei e aplicação da lei,se as ferramentas ou meios de promover justiça forem usados para promover injustiça,oque e pra promover a lei ,promove o crime,se de certa forma ou proposito,os conceitos da lei ou situações são usados para promover injustiça ,roubo ,estelionato ou crime ,e um tipo de mau uso das ferramentas e meios da justiça já estabelecidos através de desvio dos meios oficiais ,isso acontece muitas vezes com falsificação de documentos da justiça,documentação de processos feitos por advogados ,destorção de conceitos da lei oficial do Brasil,e ate destorção de leis em municípios na forma de aprovação de documentos e seguindo como se fossem lei, que desviam da lei oficial no pais,isso tudo e para promover algum tipo de fraude baseada em leia falsas ,isso só servem pra enganar pessoas desavisadas que são vitimas principalmente na ora de acessar ou buscar os próprios direitos e atrapalhar impedir a aplicação da lei oficial no Brasil .existem advogados e verdadeiras mafias especializadas neste tipo de fraude inclusive falsificação de documentos.
-
- Um outro ramo que segue uma forma de doutrina de desviar da lei do Brasil são as pessoas renegam a Jesus Cristo e a lei também,quem segue a Jesus também segue a lei ,e a lei e baseada em Jesus Cristo.
-
- Existe uma referencia nas escrituras que fala da lei e fala que Jesus Cristo aboliu a lei mas a lei que fala e a lei do antigo testamento que era a lei daquela época e e alei de muitos países do oriente ate hoje ,a únicas coisas que permanecem os dez mandamentos ,naquele tempo não se dava perdão para pecados todos eram punidos com morte ,ou mutilação,prisão,crustificação,empalação,a forma da aplicação da lei era sem justiça ,com falhas e erros,nos primórdios dos rudimentos do mundo.
- »ROMANOS 10
- ·JUDEUS E GENTIOS
- 1 IRMÃOS, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação.
- 2 Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.
- 3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.
- 4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
-
- »MATEUS 3
- 15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.
-
- »MATEUS 5
- ·SERMÃO DA MONTANHA. AS BEM-AVENTURANÇAS
- 1 E JESUS, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
- 2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
- 3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
- 4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
- 5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
- 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
- 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
- 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
- 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
- 10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
- 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
- 12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
- 13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
- 14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
- 15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
- 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
- ·JESUS VEIO CUMPRIR A LEI
- 17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
- 18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
- 19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
- 20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
- 21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
- 22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
- 23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
- 24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
- 25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
- 26 Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.
-
- »MATEUS 6
- 33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
-
- »MATEUS 21
- 32 Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.
-
- »LUCAS 1
- 75 Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida.
-
- »LUCAS 16
- ·PARÁBOLA DO MORDOMO INFIEL
- 1 E DIZIA também aos seus discípulos: Havia um certo homem rico, o qual tinha um mordomo; e este foi acusado perante ele de dissipar os seus bens.
- 2 E ele, chamando-o, disse-lhe: Que é isto que ouço de ti? Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo.
- 3 E o mordomo disse consigo: Que farei, pois que o meu senhor me tira a mordomia? Cavar, não posso; de mendigar, tenho vergonha.
- 4 Eu sei o que hei de fazer, para que, quando for desapossado da mordomia, me recebam em suas casas.
- 5 E, chamando a si cada um dos devedores do seu Senhor, disse ao primeiro: Quanto deves ao meu senhor?
- 6 E ele respondeu: Cem medidas de azeite. E disse-lhe: Toma a tua obrigação, e assentando-te já, escreve cinqüenta.
- 7 Disse depois a outro: E tu, quanto deves? E ele respondeu: Cem alqueires de trigo. E disse-lhe: Toma a tua obrigação, e escreve oitenta.
- 8 E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz.
- 9 E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.
- 10 Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito.
- 11 Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras?
- 12 E, se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso?
- 13 Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
- 14 E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas estas coisas, e zombavam dele.
- 15 E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.
- 16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.
- 17 E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.
- 18 Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido, adultera também.
-
- »ROMANOS 6
- ·A GRAÇA LIVRA DO IMPÉRIO DO PECADO
- 1 QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
- 2 De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
- 3 Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
- 4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
- 5 Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
- 6 Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
- 7 Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
- 8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
- 9 Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
- 10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
- 11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
- 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
- 13 Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
- 14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
- 15 Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.
- 16 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
- 17 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
- 18 E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
- 19 Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
- 20 Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.
- 21 E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.
- 22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
- 23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
-
- »ROMANOS 9
- »ROMANOS 9
- ·TRISTEZA DE PAULO POR CAUSA DA INCREDULIDADE DOS JUDEUS
- 1 EM Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo):
- 2 Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração.
- 3 Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;
- 4 Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;
- 5 Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.
- 6 Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas;
- 7 Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
- 8 Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.
- 9 Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.
- 10 E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai;
- 11 Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),
- 12 Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.
- 13 Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
- 14 Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
- 15 Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
- 16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
- 17 Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
- 18 Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
- 19 Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
- 20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
- 21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
- 22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
- 23 Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,
- 24 Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
- 25 Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada.
- 26 E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo.
- 27 Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.
- 28 Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra.
- 29 E como antes disse Isaías: Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência, Teríamos nos tornado como Sodoma, e teríamos sido feitos como Gomorra.
- ·A INCREDULIDADE DE ISRAEL
- 30 Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé.
- 31 Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.
- 32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço;
- 33 Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.
-
- »ROMANOS 10
- ·JUDEUS E GENTIOS
- 1 IRMÃOS, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação.
- 2 Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.
- 3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.
- 4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
- 5 Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.
- 6 Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.)
- 7 Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.)
- 8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
- 9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
- 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
-
- »I CORÍNTIOS 1
- 28 E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
- 29 Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
- 30 Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
- 31 Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.
-
- »I CORÍNTIOS 6
- ·LITÍGIOS
- 1 OUSA algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?
- 2 Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
- 3 Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?
- 4 Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja?
- 5 Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?
- 6 Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis.
- 7 Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano?
- 8 Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos.
- 9 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,
- 10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
-
- »I CORÍNTIOS 13
- ·O AMOR
- 4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
- 5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
- 6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
- 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
- 8 O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
-
- »II CORINTIOS [3]
- 7 E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
- 8 Como não será de maior glória o ministério do Espírito?
- 9 Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.
- 10 Porque também o que foi glorificado nesta parte não foi glorificado, por causa desta excelente glória.
-
- »II CORINTIOS [6]
- ·DEVOTAMENTO E FIDELIDADE DE PAULO EM SEU MINISTÉRIO
- 1 E NÓS, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão
- 2 (Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação).
- 3 Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado;
- 4 Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias,
- 5 Nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns,
- 6 Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido,
- 7 Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda,
- 8 Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores, e sendo verdadeiros;
- 9 Como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos;
- 10 Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.
- 11 Ó coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado.
- 12 Não estais estreitados em nós; mas estais estreitados nos vossos próprios afetos.
- 13 Ora, em recompensa disto, (falo como a filhos) dilatai-vos também vós.
- ·EXORTAÇÃO À SEPARAÇÃO
- 14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
- 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
- 16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
- 17 Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;
- 18 E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.
-
- »II CORINTIOS [9]
- ·EXORTAÇÃO À LIBERALIDADE
- 1 QUANTO à administração que se faz a favor dos santos, não necessito escrever-vos;
- 2 Porque bem sei a prontidão do vosso ânimo, da qual me glorio de vós para com os macedônios; que a Acaia está pronta desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado muitos.
- 3 Mas enviei estes irmãos, para que a nossa glória, acerca de vós, não seja vã nesta parte; para que (como já disse) possais estar prontos,
- 4 A fim de, se acaso os macedônios vierem comigo, e vos acharem desapercebidos, não nos envergonharmos nós (para não dizermos vós) deste firme fundamento de glória.
- 5 Portanto, tive por coisa necessária exortar estes irmãos, para que primeiro fossem ter convosco, e preparassem de antemão a vossa bênção, já antes anunciada, para que esteja pronta como bênção, e não como avareza.
- 6 E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
- 7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
- 8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
- 9 Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre.
- 10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;
- 11 Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus.
- 12 Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.
- 13 Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles, e para com todos;
- 14 E pela sua oração por vós, tendo de vós saudades, por causa da excelente graça de Deus que em vós há.
- 15 Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável.
-
- »II CORINTIOS [11]
- 12 Mas o que eu faço o farei, para cortar ocasião aos que buscam ocasião, a fim de que, naquilo em que se gloriam, sejam achados assim como nós.
- 13 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
- 14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
- 15 Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.
- 16 Outra vez digo: Ninguém me julgue insensato, ou então recebei-me como insensato, para que também me glorie um pouco.
- 17 O que digo, não o digo segundo o Senhor, mas como por loucura, nesta confiança de gloriar-me.
- 18 Pois que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei.
-
- »GÁLATAS 3
- ·A LEI E A FÉ
- 1 Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?
- 2 Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
- 3 Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
- 4 Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.
- 5 Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?
- 6 Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
- 7 Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.
- 8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
- 9 De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
- 10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
- 11 E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.
- 12 Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
- 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
- 14 Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.
- 15 Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta.
- 16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.
- 17 Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa.
- 18 Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.
- 19 Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
- 20 Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um.
- 21 Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.
- 22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.
- 23 Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.
- 24 De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
- 25 Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
- 26 Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
- 27 Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
- 28 Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
- 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
-
- »GÁLATAS 5
- 1 ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.
- 2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
- 3 E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
- 4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
- 5 Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.
-
- »EFÉSIOS 4
- ·A SANTIDADE CRISTÃ
- 17 E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
- 18 Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;
- 19 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
- 20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
- 21 Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
- 22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
- 23 E vos renoveis no espírito da vossa mente;
- 24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
- 25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
- 26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
- 27 Não deis lugar ao diabo.
- 28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
- 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
- 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
- 31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
- 32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
-
- »EFÉSIOS 5
- ·EXORTAÇÃO AO AMOR E À PUREZA
- 1 SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
- 2 E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
- 3 Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;
- 4 Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.
- 5 Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
- 6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
- 7 Portanto, não sejais seus companheiros.
- 8 Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
- 9 (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);
- 10 Aprovando o que é agradável ao Senhor.
- 11 E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.
- 12 Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.
- 13 Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.
- 14 Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
- 15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
- 16 Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
- 17 Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
- 18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
- 19 Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
- 20 Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;
- 21 Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.
-
- »EFÉSIOS 6
- ·FILHOS E PAIS
- 1 VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
- 2 Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
- 3 Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
- 4 E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
- ·SERVOS E SENHORES
- 5 Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;
- 6 Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;
- 7 Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.
- 8 Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.
- 9 E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.
- ·A ARMADURA ESPIRITUAL DOS CRISTÃOS
- 10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
- 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
- 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
- 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
- 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
- 15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
- 16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
- 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
- 18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
- 19 E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,
- 20 Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.
-
- »FILIPENSES 1
- ·PREFÁCIO E SAUDAÇÃO
- 1 PAULO e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:
- 2 Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo.
- ·ORAÇÃO DE PAULO PELOS FILIPENSES
- 3 Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós,
- 4 Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas,
- 5 Pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora.
- 6 Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;
- 7 Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho.
- 8 Porque Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho, em entranhável afeição de Jesus Cristo.
- 9 E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
- 10 Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
- 11 Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
-
- »COLOSSENSES 4
- 1 VÓS, senhores, fazei o que for de justiça e eqüidade a vossos servos, sabendo que também tendes um Senhor nos céus.
-
- »II TESSALONICENSES 2
- ·SOBRE A VINDA DO SENHOR
- 1 ORA, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,
- 2 Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.
- 3 Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
- 4 O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.
- 5 Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?
- 6 E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.
- 7 Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado;
- 8 E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;
- 9 A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,
- 10 E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
- 11 E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;
- 12 Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.
-
- »I TIMÓTEO 6
- ·OS SERVOS
- 1 TODOS os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
- 2 E os que têm Senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta.
- ·OS FALSOS MESTRES
- 3 Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
- 4 É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
- 5 Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.
- 6 Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
- 7 Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.
- 8 Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
- 9 Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
- 10 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
- ·MILITA A BOA MILÍCIA
- 11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.
- 12 Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.
- 13 Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão,
- 14 Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo;
- 15 A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores;
- 16 Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.
- ·OS RICOS
- 17 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;
- 18 Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;
- 19 Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.
- 20 Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência,
- 21 A qual, professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém.
-
- »II TIMÓTEO 2
- 18 Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.
- 19 Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.
- 20 Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
- 21 De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.
- 22 Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.
- 23 E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.
- 24 E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
- 25 Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,
- 26 E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.
-
- »II TIMÓTEO 3
- 13 Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
- 14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
- 15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
- 16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
- 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
-
- »II TIMÓTEO 4
- ·PAULO RESPONSABILIZA TIMOTEO
- 1 CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
- 2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
- 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
- 4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
- 5 Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
- 6 Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.
- 7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
- 8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
-
- »TITO 3
- ·EXORTAÇÕES
- 1 Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra;
- 2 Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.
- 3 Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.
- 4 Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens,
- 5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
- 6 Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;
- 7 Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.
- 8 Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.
- 9 Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.
- 10 Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o,
- 11 Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado.
-
- »HEBREUS 1
- ·O FILHO É SUPERIOR AOS ANJOS
- 1 HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
- 2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
- 3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;
- 4 Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
- 5 Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?
- 6 E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
- 7 E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo.
- 8 Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.
- 9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
- 10 E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.
- 11 Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão,
- 12 E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão.
- 13 E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?
- 14 Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?
-
- »HEBREUS 5
- ·O SACERDÓCIO DE CRISTO
- 1 PORQUE todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados;
- 2 E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza.
- 3 E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados.
- 4 E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão.
- 5 Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei.
- 6 Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
- 7 O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.
- 8 Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.
- 9 E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;
- 10 Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
- 11 Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.
- 12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
- 13 Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
- 14 Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
-
- »HEBREUS 7
- ·UM SACERDOTE SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE
- 1 PORQUE este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
- 2 A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
- 3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
- 4 Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.
- 5 E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
- 6 Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
- 7 Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
- 8 E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.
- 9 E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.
- 10 Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro.
- 11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
- 12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
- 13 Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,
- 14 Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.
- 15 E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,
- 16 Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
- 17 Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
- 18 Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
- 19 (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
- 20 E visto como não é sem prestar juramento (porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes,
- 21 Mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque),
- 22 De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador.
- 23 E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
- 24 Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
- 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
- 26 Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
- 27 Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
- 28 Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.
-
- »HEBREUS 11
- ·EXEMPLOS DE FÉ
- 1 ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
- 2 Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
- 3 Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
- 4 Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.
- 5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.
- 6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
- 7 Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
- 8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
- 9 Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
- 10 Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.
- 11 Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.
- 12 Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.
- 13 Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
- 14 Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.
- 15 E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.
- 16 Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.
- 17 Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.
- 18 Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar;
- 19 E daí também em figura ele o recobrou.
- 20 Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras.
- 21 Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão.
- 22 Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos.
- 23 Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.
- 24 Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
- 25 Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;
- 26 Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.
- 27 Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.
- 28 Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.
- 29 Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.
- 30 Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias.
- 31 Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.
- 32 E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,
- 33 Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
- 34 Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.
- 35 As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;
- 36 E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.
- 37 Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados
- 38 (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
- 39 E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa,
- 40 Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.
-
- »HEBREUS 12
- ·UMA NUVEM DE TESTEMUNHAS
- 1 PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
- 2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
- 3 Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.
- 4 Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.
- 5 E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
- 6 Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
- 7 Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
- 8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
- 9 Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?
- 10 Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.
- 11 E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.
- 12 Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados,
- 13 E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.
- 14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
- 15 Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.
- 16 E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.
- 17 Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.
- 18 Porque não chegastes ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade,
- 19 E ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual os que a ouviram pediram que se lhes não falasse mais;
- 20 Porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte será apedrejado ou passado com um dardo.
- 21 E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo assombrado, e tremendo.
- 22 Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;
- 23 À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
- 24 E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
- 25 Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
- 26 A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu.
- 27 E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam.
- 28 Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade;
- 29 Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.
-
- »TIAGO 1
- ·PREFÁCIO E SAUDAÇÃO
- 1 TIAGO, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde.
- ·AS PROVAS E AS TENTAÇÕES
- 2 Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;
- 3 Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
- 4 Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
- 5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
- 6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
- 7 Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.
- 8 O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.
- 9 Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação,
- 10 E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva.
- 11 Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos.
- 12 Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
- 13 Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
- 14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
- 15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
- 16 Não erreis, meus amados irmãos.
- 17 Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
- 18 Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.
- 19 Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
- 20 Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.
- ·CUMPRIDORES DA PALAVRA
- 21 Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
- 22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
- 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
- 24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
- 25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
- 26 Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
- 27 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
-
- »TIAGO 2
- ·A ACEPÇÃO DE PESSOAS
- 1 MEUS irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.
- 2 Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje,
- 3 E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado,
- 4 Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?
- 5 Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?
- 6 Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais?
- 7 Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?
- 8 Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
- 9 Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.
- 10 Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
- 11 Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
- 12 Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.
- 13 Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.
- ·A FÉ SEM OBRAS
- 14 Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
- 15 E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
- 16 E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
- 17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
- 18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
- 19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
- 20 Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
- 21 Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
- 22 Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
- 23 E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
- 24 Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
- 25 E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?
- 26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
-
- »TIAGO 3
- ·A LÍNGUA
- 1 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
- 2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
- 3 Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
- 4 Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
- 5 Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
- 6 A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
- 7 Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
- 8 Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
- 9 Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
- 10 De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
- 11 Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
- 12 Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
- ·A SABEDORIA QUE VEM DO ALTO
- 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
- 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
- 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
- 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
- 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
- 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.
-
- »I PEDRO 2
- ·O SACERDÓCIO ESPIRITUAL
- 1 DEIXANDO, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,
- 2 Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;
- 3 Se é que já provastes que o Senhor é benigno;
- 4 E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
- 5 Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
- 6 Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.
- 7 E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina,
- 8 E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.
- 9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
- 10 Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.
- ·A LIBERDADE E A SUBMISSÃO
- 11 Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;
- 12 Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.
- 13 Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior;
- 14 Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem.
- 15 Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos;
- 16 Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus.
- 17 Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.
- 18 Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos Senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.
- 19 Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente.
- 20 Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.
- 21 Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.
- 22 O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.
- 23 O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;
- 24 Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.
- 25 Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.
-
- »I PEDRO 3
- ·OS DEVERES DAS ESPOSAS E DOS MARIDOS
- 1 SEMELHANTEMENTE, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;
- 2 Considerando a vossa vida casta, em temor.
- 3 O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
- 4 Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
- 5 Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
- 6 Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.
- 7 Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.
- ·O APOIO RECÍPROCO E A PAZ
- 8 E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.
- 9 Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.
- 10 Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano.
- 11 Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a.
- 12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.
- 13 E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?
- 14 Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis;
- 15 Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,
- 16 Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.
- 17 Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal.
- ·EXEMPLO DE JESUS CRISTO
- 18 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;
- 19 No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
- 20 Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;
- 21 Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;
- 22 O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.
-
- »II PEDRO 1
- ·PREFÁCIO E SAUDAÇÃO
- 1 SIMÃO Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:
- 2 Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor;
- 3 Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;
- 4 Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
- ·A PRÁTICA DAS VIRTUDES CRISTÃS
- 5 E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,
- 6 E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade,
- 7 E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.
- 8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
- 9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.
- 10 Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
- 11 Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
- 12 Por isso não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade.
- 13 E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações,
- 14 Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado.
- 15 Mas também eu procurarei em toda a ocasião que depois da minha morte tenhais lembrança destas coisas.
- 16 Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.
- 17 Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.
- 18 E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo;
- 19 E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
- 20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
- 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
-
- »II PEDRO 2
- ·OS FALSOS MESTRES E ENGANADORES
- 1 E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
- 2 E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
- 3 E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
- 4 Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;
- 5 E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;
- 6 E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente;
- 7 E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis
- 8 (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, vendo e ouvindo sobre as suas obras injustas);
- 9 Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;
- 10 Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades;
- 11 Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.
- 12 Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção,
- 13 Recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco;
- 14 Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição;
- 15 Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça;
- 16 Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta.
- 17 Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva.
- 18 Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro,
- 19 Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.
- 20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
- 21 Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
- 22 Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.
-
- »MATEUS 1
- ·GENEALOGIA DE JESUS CRISTO
- 1 LIVRO da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
- 2 Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos;
- 3 E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão;
- 4 E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom;
- 5 E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;
- 6 E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.
- 7 E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa;
- 8 E Asa gerou a Josafá; e Josafá gerou a Jorão; e Jorão gerou a Uzias;
- 9 E Uzias gerou a Jotão; e Jotão gerou a Acaz; e Acaz gerou a Ezequias;
- 10 E Ezequias gerou a Manassés; e Manassés gerou a Amom; e Amom gerou a Josias;
- 11 E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para Babilônia.
- 12 E, depois da deportação para a Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel;
- 13 E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor;
- 14 E Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde;
- 15 E Eliúde gerou a Eleázar; e Eleázar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó;
- 16 E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.
- 17 De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a Babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a Babilônia até Cristo, catorze gerações.
- ·NASCIMENTO DE JESUS CRISTO
- 18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
- 19 Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
- 20 E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;
- 21 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
- 22 Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
- 23 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
- 24 E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;
- 25 E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.
-
- »I JOÃO 1
- ·CRISTO, A PALAVRA DA VIDA
- 1 O QUE era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida
- 2 (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada);
- 3 O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.
- 4 Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra.
- ·CRISTO, A LUZ
- 5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.
- 6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.
- 7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
- 8 Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
- 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
- 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
-
- »I JOÃO 2
- ·CRISTO, NOSSO ADVOGADO
- 1 MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
- 2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
- 3 E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
- 4 Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
- 5 Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.
- 6 Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.
- 7 Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes.
- 8 Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina.
- 9 Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.
- 10 Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
- 11 Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.
- 12 Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados.
- 13 Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai.
- 14 Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
- ·NÃO AMEIS O MUNDO
- 15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
- 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
- 17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
- ·OS ANTICRISTOS
- 18 Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.
- 19 Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.
- 20 E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.
- 21 Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.
- 22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.
- 23 Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.
- 24 Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.
- 25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
- 26 Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam.
- 27 E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.
- 28 E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.
- 29 Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.
-
- »I JOÃO 3
- ·OS FILHOS DE DEUS
- 1 VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.
- 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.
- 3 E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.
- 4 Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.
- 5 E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.
- 6 Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu.
- 7 Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo.
- 8 Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
- 9 Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
- 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.
- 11 Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
- 12 Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.
- 13 Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia.
- 14 Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte.
- 15 Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.
- 16 Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
- 17 Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?
- 18 Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
- 19 E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações;
- 20 Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.
- 21 Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus;
- 22 E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.
- 23 E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.
- 24 E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.
-
- »APOCALIPSE 19
- ·AS BODAS DO CORDEIRO
- 1 E, DEPOIS destas coisas ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus;
- 2 Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.
- 3 E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre.
- 4 E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia!
- 5 E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.
- 6 E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.
- 7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
- 8 E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
- 9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
- 10 E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.
- ·VITÓRIA DE CRISTO
- 11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
- 12 E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
- 13 E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
- 14 E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
- 15 E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
- 16 E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
- 17 E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus;
- 18 Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.
- 19 E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.
- 20 E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
- 21 E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.
- ·SATANÁS APRISIONADO POR MIL ANOS
-
- »APOCALIPSE 22
- ·O RIO
- 1 E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
- 2 No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.
- 3 E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.
- 4 E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.
- 5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.
- ·CONCLUSÃO DO LIVRO
- 6 E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.
- 7 Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
- 8 E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
- 9 E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.
- 10 E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo.
- 11 Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.
- 12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.
- 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
- 14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
- 15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
- 16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.
- 17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
- 18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
- 19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
- 20 Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.
- 21 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.
-
Como seguir e se converter em Jesus Cristo? :
Download da bíblia digital que eu uso para fazer meus estudos
Porque Ajudar as pessoas a entender a Jesus?
Se observarmos que Jesus já passou por aqui em carne e osso a mais de dois mil anos atrás e deixou o manual de como agir para termos uma vida melhor, termos saudê, termos boas condições no trabalho e na vida familiar, além da vida eterná que alias você entende oque e a vida eterna? Vida eterna e salvação
Este e o objetivo do meu trabalho explicar e ensinar as escrituras
Pois depois de dois mil anos de divulgação das escrituras em todo o mundo, milhões falam em Jesus, se comprometem a seguir jesus, se batizam em nome de jesus, vão para igrejas em nome de jesus, onde tem a placa bem grande os dizeres venha para cá pra seguir jesus logo na outa em frente diz não vem para cá o nosso jesus e melhor, e na outra mais em frente diz o nosso Jesus e mais moderno, na outra o anúncio diz o nosso jesus e mais barato, em outra se fala sim nos fornecemos família mas para quem paga o dizimo, a outra diz o nosso deus e melhor: e assim vai e muitos seguem estas fábulas judaicas e distorções das escrituras do novo testamento e por isso milhares e milhões de pessoas que se dizem seguidores e pregadores e profetas e pastores, mesmo após uma vida inteira de estudo das escrituras, de frequentar igrejas de batismo na prática não aceitaram Jesus, ainda não se converteram em Jesus Cristo o verdadeiro !! como nas escrituras.
Mas porque ?:
Porque as próprias escrituras que Jesus Cristo deixou explicam que para seguir Jesus existe um padrão mínimo a seguir . Mandamentos mínimos que são bem claros. e não mudam, nos e que temos que entendê-los, e não os destorcer para se adaptar nossos pecados e corrupções do mundo, e sim entender os mandamentos e se adaptar e seguir os mandamentos :de outra forma e tudo inútil sem propósito! se o mesmo básico não e seguido.
»II CORINTIOS [11]
4 Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.
»II CORINTIOS [11] PAULO CONTINUA A SUA DEFESA
1 QUISERA eu me suportásseis um pouco na minha loucura! Suportai-me, porém, ainda.
2 Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.
3 Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.
4 Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.
12 Mas o que eu faço o farei, para cortar ocasião aos que buscam ocasião, a fim de que, naquilo em que se gloriam, sejam achados assim como nós.
13 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
15 Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.
26 Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
Como seguir Jesus ,se converter em Jesus de verdade?:
Ver o estudo Completo:
http://cassianojosevieira-escrituras.blogspot.com/2011/10/como-seguir-e-se-converter-em-jesus.html
Cassiano Jose Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário